SOLA SCRIPTURA

Os cinco "SOLIs" dos reformadores

Sola scriptura  escrita por: Alfred Kuen e Frank Horton

Conforme os reformadores expressaram suas convicções em cinco fórmulas significativas, começando com Sola ou solus (sozinho). O primeiro deles, Sola Scriptura (somente as Escrituras), comandava os outros.

Sendo assim na época de Martinho Lutero, essa expressão reafirmava que a Bíblia era a única e última autoridade a que os cristãos se submetiam, excluindo os decretos provenientes das tradições da Igreja medieval, dos conselhos eclesiásticos e do Papa.

 Pois os reformadores queriam que a Sagrada Escritura permanecesse sozinha como verdadeira autoridade para os crentes.

Antes de mais nada hoje, em suas confissões de fé, os evangélicos sempre aderem à “autoridade da Bíblia”; mas o principal problema que enfrentamos não está mais nesse nível.

Pois a questão que devemos nos perguntar no momento é se apenas a Bíblia é suficiente para guiar e dirigir a vida e a obra da Igreja.

Ainda acreditamos, diante das complicações da sociedade atual, que somente as Escrituras são capazes de atrair incrédulos a Cristo, para ajudar-nos a crescer em piedade, a conduzir nossas vidas, a transformar e revitalizar a sociedade ?

5 Solas reforma

Em outras palavras, a batalha no século XVI foi dirigida contra aqueles que queriam adicionar tradições eclesiásticas às Escrituras, enquanto isso hoje deve ser realizada contra aqueles que recomendam o uso de recursos humanos, isto é, em detrimento da Bíblia, para realizar a obra de Deus. Portanto sejamos claros: não rejeitamos a contribuição ou utilidade das descobertas, frutos da pesquisa nos vários campos científicos. 

Porque toda a verdade tem sua fonte em Deus, tanto que as ciências humanas nos permitem entender melhor o que os teólogos chamam de “Revelação Geral“, a do Deus Criador (Rm 1,19,20). Mas devemos tocar o tom quando, por um deslize imperceptível, nossos estudos, sermões além disso  outras reuniões tendem a substituir.

De acordo com o falecido James Montgomery Boice, pastor da Décima Igreja Presbiteriana da Filadélfia, já havia manifestado sua preocupação em 1993, de  fato especialmente nos últimos meses de sua vida. Assim o sermão que ele proferiu em 23 de maio de 1993, no momento em que seu 25º aniversário de seu ministério, sobre a “total suficiência da Palavra de Deus” ainda é relevante. Portnato, vamos julgar pelo extrato resumido que fornecemos abaixo.

A plena suficiência da Palavra de Deus

Ademais  de discutir a prioridade e a inerrância da Bíblia em face de várias teologias liberais que dependem da subjetividade dos teólogos, Boice pergunta: ” Nós realmente acreditamos que Deus nos deu tudo o que precisamos em Sua Palavra? Ou seja, acreditamos que é necessário complementar a Bíblia com outras coisas devido à genialidade do homem: técnicas sociológicas para evangelizar? Psicologia e psiquiatria para promover o crescimento cristão? Sinais e milagres a serem guiados? O ensino bíblico é suficiente para promover o progresso social e as reformas necessárias? Para sua demonstração, ele se baseia principalmente em três textos bíblicos:

emagracedor ultra power max
Ultra Power Max
inerrância bíblica
  • Em primeiro lugar o Salmos 19 mostra que a Palavra de Deus, em oposição à revelação limitada que Deus nos dá de si mesmo na natureza, é “perfeito, confiável, ele dá sabedoria e discernimento, todos os seus decretos são verdadeiras, perfeitamente justo “;
  • Em segundo lugar Mateus 4, descobrimos a suficiência total da Palavra para resistir às tentações do adversário. Ou seja Jesus não recorreu a poder sobrenatural, sinais ou intervenção especial de Deus. Todavia Jesus citou três textos de Deuteronômio e derrotou o Inimigo;
  • Em terceiro lugar  2 Timóteo 3: 16-17, o apóstolo Paulo adverte seu jovem discípulo, apresentando-lhe as características dos últimos dias em que as pessoas “serão egoístas, gananciosas por dinheiro, arrogantes e pretensiosas. Uma vez que falarão de Deus de maneira abusiva e não terão consideração por seus pais. Logo serão ingratos, desprovidos de respeito pelo sagrado, sem coração, sem piedade, caluniadores, incapazes de se controlar, cruéis, inimigos do bem; levados pelas paixões e inchados de orgulho, estarão prontos para todas as traições. Afinal eles terão mais prazer do que Deus. Certamente, eles permanecerão apegados às práticas externas da religião, mas, na realidade, eles não vão querer saber nada sobre o que a torna forte “( 2 Tim 3.1-5 ).

Sendo assim a arma secreta Paulo revelará a Timóteo para agir em tal tempo? Contudo nada de novo: apenas as cartas sagradas que ele conhece desde a infância, às quais deve permanecer apegado, porque podem lhe dar a verdadeira sabedoria, isto é, o que leva à salvação pela fé em Jesus Cristo, assim como toda a Escritura é inspirada de Deus, como resultado é útil para ensinar, refutar, endireitar e aprender a levar uma vida de acordo com a vontade de Deus, portanto, para que o homem de Deus esteja perfeitamente preparado e equipado para realizar qualquer bom trabalho.

Totalmente suficiente em todas as áreas

1. Na evangelização – Sola scriptura 

Todas as técnicas utilizadas: música cativante, testemunhos pessoais, apelos à emoção, apresentar-se para testemunhar sua consagração a Cristo, tudo isso é, no melhor dos casos, um complemento. “Mas se usarmos esses meios ou confiarmos neles sem pregar e ensinar fielmente a Palavra de Deus, as” conversões “resultantes serão falsas conversões, ou seja, significa que aqueles que responderem a elas não serão verdadeiros cristãos, mas apenas nomearão cristãos. Certamente a única maneira pela qual o Espírito Santo trabalha para regenerar homens e mulheres é a Palavra de Deus. Nesse sentido ” o apóstolo Pedro disse: Você nasceu para uma nova vida, não de um homem mortal, mas de uma semente imortal: a viva e eterna Palavra de Deus ( 1 Pedro 1:23 ).

2. Na santificação – Sola scriptura 

Sem dúvidas falando em santificação, a maioria de nós pensa em um método (“Se você quer ser santo, aqui estão três coisas que precisará fazer …”), ou de maneira idêntica uma experiência (“Você precisa de um segundo a obra da graça, do batismo do Espírito Santo “). A princípio Paulo, trata-se de conhecer a Bíblia e o que ela ensina sobre o que Deus fez por nós quando Ele nos salvou. Em Romanos 6.11 , Paulo diz pela primeira vez na epístola que o crente deve fazer algo: considerar-se morto para pecar e viver para Deus em Jesus Cristo. Contudo ele deve confiar em algo que foi realizado para ele não só … , mas também … para que ele conheça as Escrituras, além disso em seguida, atue sobre esse conhecimento. Desta forma é a abordagem bíblica da santificação:

vida nova
!!!! super ofetra imperdível !!!!

3. Para ser guiado – Sola scriptura 

Acima de tudo a Palavra de Deus nos dá amplas informações sobre como devemos viver para agradar a Deus. Portanto, para todas as perguntas que não são diretamente previstas por ela (qual profissão escolher, com quem se casar?), isto é, se obedecermos às diretrizes que a Palavra nos dá, não seremos capazes de nos desviar.

4. Reformas sociais – Sola scriptura 

Por consequência, a Palavra de Deus é suficiente para renovar e reformar a sociedade. JM Boice dá como prova o exemplo de Genebra na época de Calvino. Dessa forma em 1535, o Conselho de Dois Centavos, que governava a cidade, decidiu rejeitar o catolicismo e se voltar para a Reforma. Até então, a cidade era conhecida por seus distúrbios, jogos de cartas, danças indecentes, embriaguez, adultério e outros vícios. Nesse meio tempo alguns estavam andando nus nas ruas e cantando canções atrevidas e blasfemas. Depois que a cidade se voltou para o protestantismo, as pessoas queriam continuar como antes. Sendo assim o Conselho não sabia o que fazer para mudar esse estado de coisas. Assim ele emitiu um decreto por decreto para conter vícios, mas nada ajudou. Em conclusão o nível moral da cidade continuou a declinar.

Calvino

Eventualmente Calvino chegou a Genebra um ano após a decisão de mudar sua obediência. Desse modo ele foi praticamente ignorado além disso sequer recebeu um salário no primeiro ano. Assim também suas primeiras tentativas de pregar foram tão impopulares que o Conselho o demitiu no início de 1538. Sendo assim ele partiu para Estrasburgo, onde estava muito feliz e não desejava retornar a Genebra. No momento em que a situação piorou seriamente, ele foi convidado a voltar. Assim movido pelo sentimento de dever, logo ele voltou para lá em 13 de setembro de 1541.

Portanto, sua única arma era a pregação da Palavra de Deus.Certamente pegou exatamente onde havia deixado três anos e meio atrás. Em primeiro lugar  pregava todos os dias e, como resultado dessa pregação, as coisas começaram a mudar. “Quando os genevanos souberam da Palavra de Deus e permitiram que ela influenciasse seu comportamento, sua cidade se tornou quase uma nova Jerusalém, da qual o Evangelho brilhou para o resto da Europa, para a Grã-Bretanha e o Novo Mundo. “. Em suma essa mudança levou a outras mudanças sociais (regulamentação das condições sanitárias, criação de um hospital e casa para os pobres, educação de pessoas em todos os níveis, criação da Academia que influenciou toda a Europa estabelecimento de indústrias).

Deixe um comentário