Por que Devemos Orar em Secreto

Por que devemos orar em secreto?

“Orar em secreto”

Embora, eu e você tenhamos o direito e o dever de orar em todo o tempo e em qualquer lugar, de certa forma devemos reconhecer que Jesus concedeu ênfase especial à oração feita em secreto, isto é, a oração onde se encontra você e Deus. Algumas razões por que Ele assim ministrou são abordadas neste estudo.

Por que devemos também fazer a oração em secreto

Primeiramente iremos analisar o texto  de Mateus 6:6 e saber o porque Jesus aconselhou a oração em secreto.

De fato, alguns especialmente os Lideres religiosos daquela época, queriam ser visto com santos, e a oração em público era um modo de chamarem a atenção para isso. Porém, Jesus enxergou a intenção deles de se promoverem e ensinou que a essência da oração não é a justificação em público, mas a essência da oração é a comunicação com Deus.

Explicação sobre a expressão

Quarto (orar em secreto)

No grego mais antigo, o termo significava o depósito ou dispensa do administrador da casa. Lugar onde ninguém suspeitaria encontrar alguém orando. Só o administrador tinha acesso a este lugar, sendo assim o local era uma lugar privativo.

Mais tarde, a palavra passou a ser usada para indicar qualquer sala privada no interior da casa. Essa palavra é usada em Mateus 24:26

oração em secreto

Este versículo ilustra muito bem o amplo sentido da palavra. A expressão alude, portanto, ao lugar que a pessoa reserva só para si próprio, onde outras pessoas não tem acesso.

Desse modo, este lugar é que se deve orar, onde ninguém nos vê. Com esse ensino Jesus faz contraste com lugares públicos, onde era costumeiro ver orando as autoridades do povo, quer nas sinagogas, quer nas principais ruas.

Fechada a porta (orar em secreto)

Para frisar ainda mais  o seu ensinamento Jesus disse que não era somente um lugar onde nenhum outro pudesse entrar, mas também não deveria deixar a porta aberta para que ninguém pudesse o ver. Com toda certeza Jesus não censura a oração pública, nem estabelece regras acerca da oração , mas enfatiza a necessidade do espírito humilde nas orações.

Em secreto (orar em secreto)

Provavelmente aqui a alusão à crença que Deus habitava no lugar mais remoto e secreto do templo, o lugar santo, onde só o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano chamado de o “SANTO DOS SANTOS”.

A ideia é que nos encontramos com Deus em um lugar assim, onde a verdadeira oração pode ser oferecida, este lugar é o lugar secreto de Deus, ali encontramos com Deus

A oração em secreto requer que fechemos a nossa porta a fim de que Deus nos abrirá a dEle.

  • Em primeiro lugar fecha a porta das suas dúvidas e com toda certeza Deus abrirá a porta da certeza;
  • Em segundo lugar feche a porta da incapacidade e Deus abrirá a sua da onipotência;
  • Feche a porta da sua ignorância e Deus abrirá a porta da sabedoria
  • Posteriormente feche a porta da tua limitação e Deus abrirá a sua porta da sua infinitude;
  • Finalizando feche a porta da tua cegueira e Deus abrirá a porta da sua revelação.

Quem ora em secreto Deus oferece uma atendimento totalmente personalizado.

Assim com Bancos têm clientes comuns, especiais e preferenciais, se você der a prioridade a oração, Deus te dará uma atendimento privilegiado, e não somente isso mas se você voltar-se a sua memória e lembar-se de que as autoridades têm gabinetes para atender as pessoas com hora marcada, os aviões têm primeira classe, classe executiva e turística, nos os crentes temos o nosso quarto: “Tu, quando orares, entra no Teu aposento e tendo fechado a Tua porta, ora a Teu Pai. Teu Pai te recompensará.

Benefícios do Crente

A saber quem ora e principalmente ora em secreto tem a sua disposição benefícios da paternidade do nosso Deus, pois sabemos que Deus é Pai de Adão, e logo  Ele é Pai por formação.

Assim também, Deus é Pai dos Anjos, pois os criou e  dessa maneira Ele é Pai por criação, Deus é Pai de Israel, e sendo assim Ele é Pai por eleição, Deus é Pai de Jesus, Ele é Pai por geração.

Por fim, Deus é Pai do Crente, e se somos crente Ele é nosso Pai por adoção.

Outro benefício que temos quando oramos em secreto é que Deus põe a nossa disposição os seus tesouros secreto.

Quando entramos em oração o Senhor nos mostra o “O outro lado da Lua” , isto é, o lado que não conhecemos de Deus.

Essa  verdade nós encontramos nas escrituras quando voltamos ao texto onde nos mostra o arrebatamento de Paulo em II corintios 12,  ou ainda, quando chegamos aos textos:

em I corintios 2.9.

Por que devemos também fazer a oração em secreto

 encontramos mais verdades sobre os tesouros escondidos procuramos em provérbios 2:4.

se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,

Consequentemente se encontramos os tesouros, o Senhor nos dará os seus tesouros. Outras vantagens quando nos colocamos em oração é que teremos a disponibilidade da obra do Espírito Santo.

Em Gálatas 4:6 as escrituras nos mostra que  Deus enviou o Espirito para aquele que  clama.

Por que devemos também fazer a oração em secreto

O Senhor nos mostra através de suas escrituras que não rebemos um espírito de escravidão mas sim um espírito de adoção como podemos ver em Romanos 8:15.

Por que devemos também fazer a oração em secreto

E esse espírito ele testifica, isto é, ele confirma que somos filhos – Romanos 8:16.

Por que devemos também fazer a oração em secreto

Quando nos colocamos diante de Deus em oração nos não estamos nos colocando em posição de um mendigo, nem de um turista.

Mas quando nos colocamos diante de Deus, devemos nos lembre-se de que somos filhos, e que temos acesso a falar diretamente com nosso Pai, portanto, você está em uma posição privilegiada.

Oração em secreto nos leva ao louvor Celestial

Quando nos colocamos na posição de orar em secreto, Mateus 6:6, em oração no secreto somos levado a atmosfera do louvor celestial.

Por que devemos também fazer a oração em secreto

Essa verdade podem ser vistas;

Garantias do Crente

Para finalizarmos o nosso estudo quem ora em secreto tem uma garantia de ser plenamente atendido. Mas lembrando que as nossas orações tem que ser feitas conforme a vontade de Deus e intercedidas pelo Espírito Santo. 

Dessa maneira quando oramos em secreto conforme a vontade de Deus temos a garantia de:

  • A Gloria de Sua Presença – Ele te vê; 
  • Certeza de Sua Promessa – ele recompensa;
  • A Majestade de Seu Poder – ELE, o Criador;
  • A Resposta de Seu Amor – Teu Pai.

Você Pode  deixar nos comentários as suas experiências de oração com Deus. “orar em secreto”

1 comentário em “Por que Devemos Orar em Secreto”

Deixe um comentário