Casamento na Bíblia

O que significa “marido de uma só mulher” em 1 Timóteo 3: 2?

Casamento na Bíblia

A princípio o casamento na bíblia era, e com toda certeza, ainda é entre um homem e uma mulher. Assim sendo, era para refletir como Jesus, em outras palavras o noivo, amava sua noiva, a igreja. Dessa maneira a igreja manteria a ordem de servir seu povo, diáconos, Pastores, lideres foram estabelecidos. Contudo esses homens deveriam estar acima da censura e incluem várias qualificações que muitas igrejas usam hoje.

Eventualmente você está lendo o Novo Testamento e percebe que está enchendo sua alma. E então BAM! Você encontra a estranha passagem:

É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;

1 Timóteo 3:2

Surpreendentemente você para bem no meio da passagem. Porque estamos no século 21 e o casamento na bíblia como nós já sabemos tem sido sempre entre duas pessoas. Sob o mesmo ponto de vista por que Paulo recomendaria que um Líder religioso fosse homem de uma mulher só?

Casamento na Bíblia no Antigo Testamento

Teologia com Qualidade
Blog Da Verdade

Desse modo vamos abordar o aspecto do casamento na Bíblia. A monogamia era claramente a intenção de Deus, Gênesis 2:22-24 – mas logo depois que Adão e Eva foram exilados do jardim, as linhas do casamento na bíblia ficaram borradas. A saber o Antigo Testamento faz referência a vários homens que tomaram mais de uma esposa, como Caim e Esaú. Nesse sentido o que é interessante, no entanto, é que as esposas de Esaú tornaram a vida amarga para si e para seus pais.

Casamento na Bíblia da família de Adão e Eva

“Quando Esaú tinha quarenta anos, ele casou com Judite, filha de Be-e’ri, o hitita, e Basemema, filha de Elom, o hitita; e amargaram a vida a Isaque e Rebeca” (Gênesis 26:34-35). Nesse meio tempo alguns capítulos antes deste casamento polígamo, Deus implica que o casamento na bíblia é entre um homem e uma mulher. “Desse modo, um homem deve deixar seu pai e sua mãe e se apegar à esposa, e eles se tornarão uma só carne.” Visto que quando chegamos a Malaquias, Deus ordena uma nação inteira que somente a monogamia era aceitável. Por certo aqueles que tomam esposas adicionais eram geralmente vistos como evidência de autoindulgência e pecado.

Casamento Bíblico de Moisés

Assim também, Moisés também tinha duas esposas. Todavia a Lei mosaica acomodava a prática de tomar mais de uma esposa, que incluía prisioneiros capturados (Deuteronômio 21: 1-17). Também fez provisões para continuar o legado da família de um homem, casando-se com a esposa de um irmão, se ele morresse antes de ter filhos (Deuteronômio 25: 5-12). De fato, tradicionalmente, os homens tinham mais de uma esposa porque sua primeira esposa era incapaz de ter filhos. As crianças eram uma parte importante do legado de um homem e herdeiros da propriedade. Mesmo em casos como este, esse tipo de casamento era desaprovado por Deus.

Casamento na Bíblia Rei Davi

Ademais quanto mais aprofundamos a Bíblia, encontramos vários outros exemplos de homens casando várias esposas, incluindo o rei Davi, que tinha oito esposas. Antes de tudo ele era considerado um homem piedoso e conhecido como “o homem segundo o coração de Deus”. No entanto, vemos em sua história como Deus disciplinou Davi por suas ações quando cometeu adultério com Bate-Seba.

“É o que o Senhor Deus de Israel diz: ‘Ungi-te rei sobre Israel e te livrei das mãos de Saul. Eu te dei a casa de seu senhor e as esposas de seu senhor em seu seio … e eu lhe dei a casa de Israel e Judá, e como se isso não bastasse, eu teria lhe dado ainda mais ‘”

(2 Samuel 12)

Casamento na Bíblia do Rei Salomão

Posteriormente o filho de Davi, Salomão, no entanto, exagerou, desprezando uma estipulação em Deuteronômio 17: 16-17 de que os reis não deveriam acumular “muitas” esposas. Surpreendentemente para o registro, Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas.

O Projeto de Deus para o Casamento

De acordo com Novo Testamento, quando Jesus chegou ao certo lugar na Judéia, ele falou sobre um casamento modelo em Marcos 10, logo após que os fariseus tentaram pegá-lo com a pergunta:

Alguns fariseus vieram e, para testá-lo, perguntaram: “É lícito que um homem se divorcie de sua esposa?” Ele respondeu: “O que Moisés te ordenou?” Eles disseram: “Moisés permitiu que um homem escrevesse um certificado de demissão e divorciar-se dela. ”

Mas Jesus lhes disse: “Por causa de sua dureza de coração, ele escreveu este mandamento para você. Mas desde o começo da criação, ‘Deus os fez homem e mulher.

Por essa razão, um homem deve deixar seu pai e mãe e se unir a sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne. Portanto, já não são dois, mas uma só carne.

Portanto, o que Deus uniu, não separe ninguém. ‘” Então, em casa, os discípulos perguntaram novamente sobre esse assunto. Ele lhes disse: “Quem se divorcia da esposa e se casa com outra comete adultério contra ela; e se ela se divorcia do marido e se casa com outro, comete adultério.”

casamento bíblico
Teologia Com Qualidade

O que 1 Timóteo 3: 2 realmente significa

O ensino moral de Jesus sobre o casamento deveria ser um lembrete do que Deus pretendia que o casamento fosse antes de tudo o primeiro lugar. Portanto, o divórcio foi desaprovado por qualquer motivo. O casamento era e ainda é entre um homem e uma mulher; era para refletir como Jesus, o noivo, amava sua noiva, a igreja.

Para que a igreja mantivesse a ordem de servir seu povo, diáconos ou anciãos foram estabelecidos. Esses homens deveriam estar acima da censura e incluem várias qualificações que muitas igrejas usam hoje. Eles devem ser:

  • Acima de qualquer suspeita
  • Não violento, mas gentil
  • Fiel à sua esposa
  • Temperado
  • Auto-controlado
  • Respeitável
  • Hospitaleiro
  • Capaz de Ensinar
  • Não dado à embriaguez
  • Não briguento
  • Ele deve gerenciar bem sua família
  • Ele pode não ser um converso recente
  • Não é amante de dinheiro
  • Ele deve ter uma boa reputação com pessoas de fora

1 Timóteo 3: 2 significava literalmente que um homem se casasse com uma esposa. A ideia aqui é um homem de uma mulher só. Isso não significava que ele tinha que se casar nem essa declaração significava que o líder não poderia se casar se sua esposa falecesse. A ideia da passagem era sobre o amor e carinho e um coração dedicado a uma esposa.

Isto é, que ele não era um playboy, nem um flerte, nem um adúltero. Dependendo da igreja, um homem sendo considerado para o cargo de superintendente ou ancião seria examinado sobre seu divórcio ou não seria considerado.

Deixe um comentário