sintomas de um coração endurecido

7 Sintomas de um Coração Endurecido

sintomas de um coração endurecido

Em primeiro lugar você reconhece os sinais de alerta de um coração endurecido? Alguns de nós crentes e não crentes perdemos esses avisos. E isso é um problema, porque vivemos o dia-a-dia, levando esse nosso coração endurecido para o supermercado, para a igreja e até para relacionamentos, pois permitimos que sua evidência escorregue de nossas línguas ou assopre em nossos pensamentos. E, infelizmente, nem percebemos isso.

Mas isso pode mudar:

  • Como descobrimos se essa praga espiritual perigosa ocorre dentro de nós?
  • Se sim, Deus pode ajudar?
  • Vamos investigar sete sinais de alerta de um coração endurecido.

1. Falta de entendimento

A saber muitos versículos da Bíblia nos asseguram que a falta de entendimento é causa de endurecimento do coração. Um coração endurecido nos impede de entender as palavras bonitas, boas, desafiadoras, que alteram e dão vida que Deus compartilha conosco. Assim sendo, Marcos 8:17 nos dá um exemplo. Os discípulos experimentaram um milagre em primeira mão, viram com seus próprios olhos o que Jesus havia feito, mas não conseguiram entender o poder e as ofertas potenciais de Jesus.


Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos?

Marcos 8:17

Portanto, se não compreendermos, podemos deixar de entender a vontade de Deus, Seu poder e Seu potencial, isto é, podemos sentir que nossas orações não são respondidas e a descrença pode tecer através de nossos pensamentos. Com toda certeza para combater isso, podemos pedir a Deus que nos perdoe, descobrir quaisquer pontos endurecidos e logo depois nos encher de entendimento.

2. Amargura e ressentimento

 sintomas de um coração endurecido
coração endurecido

Às vezes, as pessoas sentem amargura ou ressentimento devido a ferimentos causados por outras pessoas. Porventura, esse dano é causado intencionalmente. Muitas vezes, porém, é simplesmente um mal-entendido. Percebemos uma “margem”, negatividade, resmungos ou críticas nas conversas daqueles que abrigam essas emoções. Assim também, podemos encontrar esses sinais de alerta em meio à nossa própria conversa interior ou ocupando espaço entre nossas decisões, se formos nós que estamos lutando contra isso.
Visto que muitas vezes, podemos evitar esse endurecimento do coração, simplesmente pensando no melhor dos outros e nos comunicando bem. Oração e perdão também são fundamentais. Leia Efésios 4: 31-32 para absorver a verdade de Deus sobre amargura e ressentimento.

Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.

Efésios 4:31,32

3. Isolamento de Deus e de outros

 sintomas de um coração endurecido
Isolamento de Deus e de outros

A princípio algumas pessoas se escondem de Deus ou de pessoas específicas ao carregar um coração endurecido. Eles podem ficar com raiva ou amargo, por isso confiam na prevenção. Uma pista para isso inclui evitar a pessoa com quem estamos chateados, afastar-nos da igreja ou distanciar-nos de Deus, ou qualquer coisa a ver com ele.
Ademais em Gênesis 4, a história de Caim e Abel, fornece um exemplo disso. A oferta não favorável de Caim provocou inveja nele. Posteriormente ele se isolou de Deus, tomando o assunto em suas próprias mãos, matando seu irmão. Nós também podemos resolver o assunto com nossas próprias mãos, ou podemos recusar o isolamento e procurar uma solução. Isso pode incluir passar um tempo conversando com Deus, a parte ofensora ou um conselho sábio.

4. Recusa de Perdoar (como tirar mágoa do coração)

 sintomas de um coração endurecido
um coração de palitos de fósforo pegando fogo

Você já conheceu alguém que sentiu que foi prejudicado e se recusou a perdoar a parte ofensiva? Isso é um sinal de um coração endurecido. Todos nós podemos ser vítimas se não tomarmos cuidado. Dessa maneira considere o perdão retido como uma sirene estridente, alertando para o perigo iminente. De tal forma abaixo estão três versículos da Bíblia a respeito do perdão. Decerto personalize, memorize ou ore para que ajudem na batalha contra um coração endurecido devido à falta de perdão.

Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

Colossenses 3:3

Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.
Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”.

Mateus 6:14,15

Tomem cuidado. “Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe.
Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe”.

Lucas 17:3,4

5. Indiferença (sintomas de um coração endurecido)

 sintomas de um coração endurecido E
7 sintomas de um coração endurecido

Semelhantemente a indiferença pode ser um indicador de um coração endurecido. Algumas pessoas se vêem fechadas para Deus, a igreja, a Bíblia, e até outras pessoas. Inegavelmente eles perderam a alegria que antes residia dentro deles e abraçaram a apatia. É um local de pouso perigoso.
Deus, em Sua bondade, permite mudanças. O Senhor transforma a indiferença em um fogo que queima para o mundo ver. Visto que Deus pode suportar as emoções e fazer com que elogios viajem sobre nossos lábios e que a alegria emane de nós.
De fato, se nos encontrarmos ou ainda, se sermos amados vivendo com indiferença, reconheça em primeiro lugar o sinal. Não é um lugar seguro. Logo após, converse com alguém que oferecerá conselhos divinos. Ore e seja honesto com Deus. (Ele pode lidar com isso.) E quando não conseguimos reunir o desejo de orar, sempre podemos pedir a um amigo que faça isso por nós. Deus ouvirá.

6. Orgulho (sintomas de um coração endurecido)

 sintomas de um coração endurecido E
Cuidado com orgulho

Todavia orgulho geralmente indica um coração endurecido. Dessa forma de autoproteção pode ser ousada ou silenciosa. Por fim, o orgulho nos leva a confiar em nós mesmos mais do que em Deus. Podemos notar uma recusa de Sua sabedoria ou a correção de outros também.
Desse modo nós precisamos de Deus. Quando percebemos isso e além disso, nós apoiamos nEle contra nós mesmos, encontramos liberdade e muitas vezes um coração amolecido. É uma coisa linda e poderosa. Se você não tem certeza se está lutando contra o orgulho, peça a Deus. Ele sabe o que está no coração.
Para um exemplo da Bíblia, leia Daniel 5, prestando atenção especial ao versículo 20:

Mas, quando o seu coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho, ele foi deposto de seu trono real e despojado da sua glória.

Daniel 5:20

7. Recusa em servir ou ser ministrado

 sintomas de um coração endurecido E
Recusando a perdoar (coração endurecido)

Em princípio Jesus ministrou aos solteiros e às massas. Ele serviu a muitos, em seguida milagres aconteceram, ou seja, vidas foram mudadas. Nesse ínterim você pode imaginar perder essa oportunidade? Muitas vezes, um coração endurecido nos leva a fazer exatamente isso. Vamos nos recusar a servir. Recusaremos ser ministrados. E sentiremos falta daqueles milagres de Jesus.
Contudo existem vários versículos da Bíblia que descrevem milagres perdidos e oportunidades de ministrar, em outras palavras a tristeza que um coração endurecido nos leva a Jesus. Leia Marcos 3:3-5 para um exemplo: 

Jesus disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”.
Depois Jesus lhes perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? ” Mas eles permaneceram em silêncio.
Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

Marcos 3:3-5

Nesse hiato não é tarde demais. Podemos orar por essas oportunidades e pela condição do nosso coração. Podemos entrar e nos envolver mais uma vez.

Não esqueça de deixar o seu comentário “7 sintomas de um coração endurecido”

1 comentário em “sintomas de um coração endurecido”

  1. Boa noite. Meu nome é Cleomar Brasil
    Muito apropriado e interessante, o conteúdo deste texto leva-nos a refletirmos sobre o endurecimento de nosso coração e nos fazer refletir e vermos que há muitas coisas em nós. No tocante a minha minha me fez reconhecer que estou inserido neste contexto o que vai me ajudar a melhorar bastante e passar essa mensagem adiante. Muito, muito obrigado mersmo.

    Responder

Deixe um comentário