Solus Christus

Os cinco "SOLIs" dos reformadores

 solus Christus escrita por:  Frank Horton

Retirado da revista PROMESSES , dessa forma aqui está o segundo artigo dos cinco “soli”: “Sola Scriptura”. Sendo assim os reformadores expressaram sua crença de que as Escrituras Sagradas eram a única e última autoridade para tudo o que dizia respeito à fé e à vida cristã. Logo após acrescentamos que hoje essa mesma fórmula atesta a total suficiência das Escrituras nos campos da evangelização, santificação, direção divina além das reformas sociais.

Recue para pular melhor

Por que nossos meios evangélicos têm uma necessidade urgente de redescobrir essas fórmulas da Reforma? Poderíamos mencionar duas razões.

Em primeiro lugar, nos tornamos cada vez mais “mundanos”! Ao abandonar gradualmente as verdades da Bíblia além  da expressão dessas verdades na teologia histórica da Igreja, nese ínterim tentamos realizar a obra de Deus adotando a teologia do mundo, sua sabedoria, seus valores, sua métodos, prioridades e agenda.

Enquanto isso …

na ausência de uma sólida não apenas … , como também … sólida teologia bíblica, bem compreendida além de aplicada, substituímos as categorias clássicas de pecado, da ira de Deus, de culpa, de julgamento e arrependimento, por uma abordagem terapêutica na qual a ênfase é enfatizada.

Ademais colocar no relacionamento de ajuda, psicologia ou sociologia. O falecido filósofo cristão Francis Schaeffer disse em 1978 que “se não pararmos esse afastamento da autoridade suprema da Bíblia entre os evangélicos”.

Em segundo ugar, como a ” Declaração da Aliança Evangélica Italianatão bem coloca , os evangélicos precisam ter um entendimento genuíno da fé evangélica antes de adquirir, por exemplo, um entendimento genuíno do catolicismo. E esta Declaração para continuar:

Receitas Marrara Bortoloti

“O ensino bíblico, redescoberto na Reforma e tocando o” sola, solus “como o coração do Evangelho, é um ponto crucial que uma concepção evangélica considera inegociável.

Sendo assim somente as escrituras, somente Cristo, somente a graça, somente a fé e somente a glória de Deus … juntas essas afirmações constituem os critérios do estudo do catolicismo logo assim  o princípio da interpretação a ser usado na análise de forças em ação na Igreja Católica Romana.

Portanto com base em “sola, solus”, a distância que separa o catolicismo contemporâneo da fé evangélica não é mais limitada do que na época da Reforma do século XVI. Com toda certeza, após o primeiro e o segundo Concílio do Vaticano, o catolicismo continua a acrescentar às Escrituras o autoridade da tradição e autoridade do ensino do magistério. 

Em princípio para Cristo, ele acrescentou a Igreja como uma extensão da encarnação. Logo à Graça, ele acrescenta a necessidade dos benefícios que advêm do ofício sacramental da Igreja. Por conseguinte à, ele acrescentou a necessidade de boas ações para a salvação.

Dessa forma na celebração de Deus, ele acrescentou a veneração de uma série de outras figuras que passam da adoração ao único Deus verdadeiro. (…) Não houve mudança de substância (desde o Conselho de Trento). ” ele acrescentou a necessidade de boas ações para a salvação. 

emagracedor ultra power max
Ultra Power Max

Somente Cristo! ou seja, Solus Christus!

Acima de tudo alarmados com a deriva dos círculos evangélicos, 120 pastores, teólogos além educadores se reuniram em abril de 1996 para pedir às igrejas que se arrependessem de seu mundanismo a fim de recuperar as doutrinas bíblicas e apostólicas, pois, que por si só podem dar integridade, isto é, poder ao testemunho.

Christian. Da consulta deles veio a “Declaração de Cambridge“, cuja versão francesa foi publicada na Revue Réformée (Aix-en-Provence). Esta Declaração, à qual teremos a oportunidade de retornar na continuação de nossos artigos, comenta e apóia os cinco “soli” dos Reformadores, antes de chamar as igrejas evangélicas ao arrependimento e a uma nova reforma. Aqui está o que ela diz sobre a segunda fórmula: ” Solus Christus “:

“Reafirmamos que nossa salvação é realizada apenas pela obra mediadora do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua obra expiatória sozinhos são suficientes para nossa justificação e nossa reconciliação com o Pai. Onde a obra de Cristo como substituto não é declarada, e onde a fé em Cristo e sua obra não é solicitado, negamos que o evangelho tenha sido pregado “ (Aqui nós estamos, Baker Books, Grand Rapids, Mich., 1996, 16).

Comentando essas declarações, um dos participantes da consulta disse:

Ora … , ora … “A fórmula” solus Christus “significa que Jesus realizou tudo, de modo que nenhum mérito da parte do homem, nenhum mérito dos santos, nenhum trabalho que teríamos realizado aqui ou no purgatório, pode acrescentar qualquer coisa para este trabalho de economia concluído. 

De fato, qualquer tentativa de acrescentar (à obra de Jesus) é uma perversão do evangelho … nem mesmo é o evangelho! “
“Proclamar somente Cristo é proclamá-lo um profeta, um sacerdote e um rei que basta para o cristão. Não precisamos de outros profetas para revelar a palavra e a vontade de Deus (presumivelmente no sentido de transmitir as revelações que compõem a “fé de uma vez por todas”).

Sob o mesmo ponto de vista Jesus disse na Bíblia tudo o que precisamos ouvir. Sendo assim não precisamos de outros sacerdotes ou sacerdotes como mediadores da salvação e bênçãos de Deus; Jesus é nosso único mediador. Logo assim não precisamos de outros reis ou gurus para controlar o pensamento além disso a vida dos crentes; Somente Jesus é o rei do crente individual e da Igreja. Jesus é tudo para nós! “

vida nova
!!!! super ofetra imperdível !!!!

Outro participante acrescentou:

“Se representamos Cristo principalmente como terapeuta divino, guia, amigo, herói, fonte de poder, reformador político, curador ou algum outro título em vez de mediador entre Deus e os ímpios, tiramos dele o papel central de sua pessoa. e minamos a essência de sua missão e obra “ ( 1 Cor 1:22 , 2.2 ).

O único e incomparável Cristo – Solus Christus

Primordialmente o título “Cristo” (Christos em grego) corresponde ao Messias do AT (machias em hebraico) e significa “o Ungido“.

Entretanto é interessante notar que a unção foi feita com um óleo especial ( Êx 30: 22-33 ), às vezes para a consagração de um profeta, no entanto, sempre para a de um sacerdote ou rei. Ou seja um homem não tinha permissão para acumular esses escritórios.

Em primeiro lugar o profeta,

agente da revelação, porta-voz encarregado de transmitir as mensagens de Deus ao homem, foi um exemplo de Elias ( 1 Reis 19:16).

Em segundo lugar o sumo sacerdote (ou sacerdote),

um mediador que representava as pessoas culpadas diante de Deus, era um exemplo de Arão ( Êx 29: 4-7 , Lv 8:12 ).

Em terceiro lugar o rei,

com poderes para governar, foi o primeiro exemplo de Saul ( 1sm 10:1 , 1sm 24:7-11 ).

Acima de tudo através de uma cerimônia solene, Deus, o iniciador, indicou sua escolha soberana, separou o ungido para ele em vista de uma tarefa determinada por ele, logo assim, colocou-o sob sua proteção posteriormente encarregou-o de realizar fielmente sua serviço.

No entanto, esses escritórios só poderiam ser temporários porque seu preenchimento deixava algo a desejar. Portanto, com resultado, é por isso que o AT anuncia o advento daquele que é prometido por Deus, Filho ( Sl 2.7 ) e Servo ( Is 42.1 ) e que – absolutamente único – combinará as três funções em uma Pessoa: Profeta ( Dt 18.15) , 18-19 , Isa 61 : 1-2 ), Sumo Sacerdote ( Isa 53 ) e Rei ( Sl 2Jr 23: 5-6; etc). 

Semelhantemente alguns textos combinam os ofícios de Sacerdote e Rei ( Sl 110.1,4 Zc 6 : 12-13). O desenlace ocorre na pessoa de Jesus Cristo, “a quem os dois Testamentos consideram: o Velho como sua expectativa, o Novo como sua realização, ambos como seu centro” (Pascal). Ao passo que o Ungido pelo Espírito Santo, Jesus Cristo, o Filho único do Deus encarnado, entra no nosso tempo e no nosso espaço para cumprir completa e perfeitamente os três ofícios:

Em primeiro lugar – Profeta ( Lucas 4.18-19, João 4.25-26, Hb 1.1-4.13). Com Simão Pedro, cremos que ele tem as palavras da vida eterna ( João 6: 69 ) porque “ninguém jamais falou como este homem fala” ( 7:46 ). 

Ele diz o que viu em seu Pai, e somos responsáveis por como ouvimos suas palavras ( 12.47-48 ). O céu e a terra passarão, mas suas palavras não passarão ( Mt 24:35 ).

Em segundo lugar – Sumo Sacerdote (Hb 3.3, 1410.25, etc.). Somente Jesus se ofereceu, voluntariamente, de uma vez por todas, como um sacrifício perfeito pelos pecados do povo ( 7.27 );

Portanto ele ainda está vivo para interceder por aqueles que se aproximam de Deus por ele além de salvá-los perfeitamente ( 25 ); isto é, ele é capaz de simpatizar com nossas fraquezas, tendo sido tentado como somos em todos os aspectos, sem cometer pecado ( 4.15 ).

Em terceiro lugar Rei ( Mateus 2.2, Marcos 15.2, Lucas 1.31-33, etc. até Ap 11.15 e 16 ). Pois “Deus o exaltou alto, e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que em nome de Jesus todo joelho se dobrasse no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confessasse. que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai “( fp 2:9-11 ).

Em conclusão

Portanto, como resultado, a fórmula Sola Scriptura é descobrir que a salvação em Jesus Cristo é a mensagem que passa pelas Escrituras desde Gênesis até Apocalipse; sendo assim, vamos levar somente a Cristo,  solus Christus, além tornar nossa a prioridade do apóstolo Paulo: “Eu não achei adequado conhecer mais alguma coisa entre vocês, exceto Jesus Cristo e Jesus Cristo crucificado”.  solus Christus

Deixe um comentário