SOLA Fide

Os cinco "SOLIs" dos reformadores

Escrito por: Frank Horton

Sola fide ou seja somente a fé

 Ademais retirado da revista PROMESSES, aqui está o quarto artigo dedicado à fórmula dos cinco “soli”: ” Sola Gratia “. Logo que os reformadores expressaram sua convicção de que “pela salvação somos libertos da ira de Deus, somente pela graça. (…) Portanto declaramos que a salvação não é, em nenhum sentido, um trabalho humano “.

Eventualmente os 120 pastores, teólogos e educadores mencionados em artigos anteriores, reunidos em Cambridge em abril de 1996, observaram com preocupação o deslize dos círculos evangélicos inspirados por uma falsa confiança nas capacidades humanas. 

Dessa forma, a auto-estima, o evangelho da saúde e da riqueza, a venda da mensagem do evangelho aos pecadores que se tornaram “consumidores complacentes” ,isto é … tudo isso distorce a doutrina da justificação além disso a silencia.

5 Solas reforma

A Declaração de Cambridge continua: “Reafirmamos que a justificação é somente pela graça através da fé somente através de Cristo. Por isso a justificação, a justiça de Cristo é imputada a nós como a única satisfação possível da perfeita justiça de Deus.

De tal forma, “Declaramos que a justificação não se baseia em nenhum mérito próprio, nem na infusão da justiça de Cristo em nós sacramentalmente. Dizemos até que uma instituição que afirma ser uma igreja, mas recusa ou condena solidamente, não pode ser reconhecida como uma igreja legítima “.

Identifique a fé – Sola Fide

Mas temos certeza de que entendemos o que a Bíblia significa quando fala de “fé”?

Em primeiro lugar, “vários anos atrás, um líder internacional da organização cristã de jovens me pediu para assistir a um filme de treinamento produzido por este grupo antes de ser distribuído. 

Consequentemente, o assunto  era evangelismo, e o filme ensinou os jovens a não dizer aos incrédulos que deveriam obedecer a Cristo, dar-lhes o coração, consagrar a vida, arrepender-se dos pecados, submeter-se a soberania do Senhor e segui-lo. Segundo o filme, informar os incrédulos de tais coisas apenas complicaria a mensagem do Evangelho. Logo o filme recomendou dar apenas os fatos objetivos sobre a morte de Jesus (sem mencionar a ressurreição), logo depois dizer aos não-crentes que seria bom que eles cressem. Resumindo, foi dito que a fé salvadora era simplesmente reduzida à compreensão e aceitação dos fatos do Evangelho. (…)

Em segundo lugar, “multidões de pessoas vêm a Cristo com tais convicções. Visto que acreditando que ele não se recuperará de seus pecados, ou seja, eles se aproximam dele com ansiedade, mas sem entender a gravidade de sua culpa diante de Deus, sem desejo de serem libertados do jugo do pecado: sendo assim foram enganados pela apresentação de um evangelho corrupto. 

Portanto, foi-lhes dito que eles poderiam ser salvos somente pela fé, mas eles não entendem antes de mais nada a fé verdadeira. Em outras palavras, a chamada fé na qual eles confiam é apenas um consentimento intelectual de uma série de fatos. Essa fé não pode salvá-los. “

confusão

  1. Substitutos Sola fide

Acima de tudo, a fé é frequentemente confundida com uma confissão de fé “doutrinariamente correta”. Como o exemplo acima ilustra, ele pode ser reduzido à sua forma mais simples: “Eu acredito que Jesus morreu pelos meus pecados”. Basta acreditar ora …, ora …

No entanto, como veremos abaixo, o consentimento intelectual é uma parte indispensável, mas insuficiente, da fé pela qual somos salvos.

Em virtude muitas pessoas se contentam em pertencer a uma igreja e em participar mais ou menos fielmente de seus escritórios. Esse cristianismo de nome, hábito ou tradição é facilmente efetuado por uma fé real.

vida nova
!!!! super ofetra imperdível !!!!

Posteriormente outros confiam nos sacramentos e contam com a chamada eficácia do batismo e da Eucaristia – o erro romano conhecido como ex opere operatum, às vezes encontrado de forma branda em algumas igrejas protestantes.

Além disso, outros ainda confiam no sentimento, em uma experiência subjetiva, mística, além disso,  divorciada da verdade objetiva revelada por Deus.

Enquanto isso, outro substituto para uma fé real é a credulidade, a atitude daqueles que, na ausência de todas as evidências, aceitam de verdade o que desejam. Rumores de curas milagrosas de algumas doenças incuráveis ​​podem incentivar essas falsas esperanças.

Finalmente, outro substituto ainda à verdadeira fé é o otimismo, a ideia de que é suficiente cultivar uma atitude mental positiva, para estar convencido de que uma coisa desejada é verdadeira para que isso aconteça.

emagracedor ultra power max
Ultra Power Max
  1. Objeções Sola fide

“A fé é ingênua, sem fundamento sólido, um salto no vazio. Começa onde a razão para! ” Dizer isso é ignorar que a fé bíblica se baseia em testemunho sólido, digno de … fé – Em outras palavras a Palavra de Deus.

“A fé é insuficiente: precisamos acrescentar uma contribuição – boas obras, um esforço pessoal – para merecer a salvação!” Isso é para ignorar a maneira peremptória pela qual as Escrituras separam as obras (Ef 2.8-9). No entanto, esse desejo de fazer algo permanece profundamente enraizado no coração do homem.

“A fé é fácil demais: basta acreditar, sem mudar nada, e tudo ficará bem!” Crítica válida se a fé for reduzida a um simples passo intelectual, como já vimos.

O que é fé no sentido bíblico? Sola fide

Sem dúvida nos Evangelhos Sinópticos, a fé é acima de tudo a confiança no poder e na bondade de Deus, e a exigência de fé em Jesus geralmente é implícita . Sendo assim, em João, a fé é um conceito-chave, baseado no triplo testemunho sólido e inabalável da pessoa, nas palavras e obras de Cristo. 

Começa com a aceitação da veracidade das testemunhas de Jesus, passa pela confiança nas palavras, nas obras além disso a missão messiânica de Jesus, sendo assim, leva à resposta de todo o homem à pessoa de Cristo. São essas três dimensões da fé que queremos desenvolver abaixo, com base no quarto evangelho.

Portanto, o verbo “acreditar” (gr. Pisteuô), usado cem vezes em João, é seguido de vários complementos que trazem vários tons de fé. Aqui estão as três construções usadas com mais freqüência:

Em primeiro lugar – “Acreditar nisso …” (pisteuô hoti …) seguido de uma frase para o indicativo (9 vezes em João): trata-se de um passo intelectual, ou seja, um assentimento à veracidade de uma declaração, além disso uma crença de que esta proposta é digna de aceitação. 

Por exemplo: “Se você não acredita que eu sou, você morrerá em seus pecados” (João 8:24), também destaca a importância desse passo que os teólogos se referem à palavra latina notitia, conhecimento . Foi dito que “nada pode entrar no santuário do coração sem antes passar pelo vestíbulo do pensamento”. 

Logo, as proposições de João dizem respeito à revelação que Deus deu sobre Seu Filho Jesus – sua identidade, sua origem, sua missão, sua autoridade e seu destino. Como já disse, esta fé, por si só insuficiente, mas essencial, deve levar-nos mais longe!

Em segundo lugar – “Acredite em ou para …” (pisteuô) mais algumas vezes a preposição em (= en), seguida de um complemento ao dativo (20 vezes): é um processo essencialmente emocional, um momento de confiança inspirada nas palavras e na pessoa de Jesus, chamada de consenso pelos teólogos. 

Em sua conversa com a mulher samaritana, Jesus a encoraja (“Acredite em mim”, 4.21) a confiar nele. Isto é, aceitar as palavras do Senhor leva-nos logicamente a confiar nele.

Em terceiro lugar – “Acredite em …” (pisteuô eis):  “Até dentro” (com movimento de penetração), seguido de complemento ao acusativo (38 vezes!): É um passo principalmente voluntário, culminação dos passos da fé intelectual e emocional que o preparam, de um compromisso com Jesus Cristo chamado confiança de teólogos. 

Dessa forma, tendo entendido e aderido à verdade do evangelho, confiando naquele que ocupou meu lugar na cruz, eu me rendo a ele, para me submeter à sua autoridade e segui-lo como discípulo em uma vida de obediência. Esse ato – ou seja, esse caminhar na fé – tem o maior peso no ensino de Jesus. Não é suficiente aderir às verdades do cristianismo:

“Você acredita que existe um Deus, você faz bem; os demônios também acreditam nisso e tremem “ (Tiago 2:19). Assim, no verso mais conhecido da Bíblia: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, que todo aquele que nele crê [li. mesmo em … ele se empenha de todo coração] não para perecer, mas para ter a vida eterna “ (3.16).

Em conclusão

Portanto, como resultado a fé pela qual somos salvos é a resposta de todo o homem – pensamento, emoções, vontade – através de um compromisso com a vida a Jesus Cristo, reconhecido como Salvador além disso, seguido como Senhor.

Sola Fide

Deixe um comentário