Entre em contato conosco através do WHATSAPP

 

 

Dia de finados

2 de novembro ou Dia dos Mortos é tradicionalmente dedicado a lembrar os mortos. Os fiéis, naquele dia, oram especialmente pelos falecidos e recentes mortos de suas famílias. O que é essa tradição? Ela já estava no Antigo Testamento?

Dia de finados

dia de finados 2 de novembro é o dia dos mortos. Este dia é uma oportunidade para orar e lembrar pais, avós e entes queridos. Muitos internautas se perguntam sobre a eficácia da oração pelos mortos.

2 de novembro ou Dia dos Mortos é tradicionalmente dedicado a lembrar os mortos. Os fiéis, naquele dia, oram especialmente pelos falecidos e recentes mortos de suas famílias. O que é essa tradição? Ela já estava no Antigo Testamento?

Visão sobre dia finados Não Cristã

A oração pelos mortos está diretamente relacionada ao purgatório . No cerne da idéia do purgatório, há de fato que é útil orar pelos mortos, uma idéia que remonta ao Antigo Testamento . Assim, no segundo livro dos Macabeus, a narrativa fala de uma invocação feita pelos mortos. Está escrito que os soldados entraram em batalha depois de cometer o pecado da idolatria. No versículo 42, descobrimos a atitude de seus companheiros:  “Eles oram para pedir que a falta cometida seja completamente perdoada”. Mais tarde, o “Pai da Igreja” Cirilo de Jerusalém (século IV) mencionou em uma de suas catequeses os méritos de uma oração feita aos“Oramos por todos nós que saímos desta vida, na firme esperança de que eles recebam um alívio muito grande das orações que lhes são oferecidas no sacrifício santo e terrível”.

Se pensarmos no paraiso como um mundo de absoluta transparência, algumas pessoas mortas podem precisar de orações para entrar. O purgatório, nesse sentido, não é um lugar, nem um tempo, mas um “devir da cura”. Certamente, em nossa oração pelo falecido, não podemos fingir mudar a atitude de Deus para com ele. No entanto, o importante é saber que o cristão pode dizer uma massa e que certamente retirará um senso de fidelidade, mas também a percepção mais ou menos grande – de acordo com sua Fé – uma “cadeia de presença” conectando este falecido a si mesmo. A solidariedade espiritual entre os membros do corpo de Cristo atravessa o limiar da morte. Acreditamos que ajudamos aqueles que precisam passar por um processo de purificação. Confiando nossas orações à intercessão dos santos, estabelecemos uma solidariedade ou Comunhão espiritual dos santos.

Visão cristã com base bíblica

dia de finados  o que a bíblia diz? A Bíblia não dá muitos detalhes sobre esse assunto, mas temos algumas maneiras de ser suficientemente claros sobre a questão da morte.

Primeiro, de acordo com Gênesis 2 e 3, a morte entrou no mundo como resultado da desobediência de Adão e Eva (Rm 5.12, 6.23). Ela é apresentada como um inimigo vencido (1 Cor 15.26.54-55). Esses dois elementos são importantes, pois a morte não faz parte da criação divina original e não deve ser banalizada. No entanto, a vitória de Jesus na cruz não deve mais deixar o cristão se curvar sob a escravidão do medo da morte, mesmo que o assunto seja delicado (Hb 2.14-15).

Jesus (Lc 23:43) e o apóstolo Paulo (Fp 1:21, 23) afirmam que estamos com o Senhor após a nossa morte. A afirmação de Jesus ao bandido, com a palavra “hoje”, deixa claro que o crente está imediatamente após sua morte com o Senhor .

Mais precisamente, o corpo é pó enquanto a alma está com o Senhor : Em 2 Coríntios 5: 1-8, Paulo se refere ao seu corpo ser destruído, enquanto ele tem a certeza de estar com o Senhor após sua morte . Ele também aponta que nosso corpo atual não pode acessar o Reino de Deus (1 Cor 15,50) e será transformado (1 Cor 15,37-58).

dia de finados – Nessas passagens, a morte às vezes é descrita como sono ou, como em francês, usando a imagem do sono, pois às vezes dizemos que alguém “adormeceu”, falando de sua morte. Mas os mortos são conscientes (Ap 6: 9-11), e Paulo não se alegra com a própria morte, mas por poder estar com o Senhor (Fp 1: 21-23). O resto descrito em algumas passagens não é o sono, mas um descanso após o trabalho, o cristão “descansa de suas obras” ou “de suas obras” (Ap 14.13), mas permanece consciente.

A difícil passagem de Lucas 16: 19-31 deve ser abordada com cautela e não devemos ir além do que Jesus desejava ensinar. É, no entanto, muito claro que a morte não é um lugar de sono e inconsciência . Da mesma forma, Paulo não se alegra em um momento de inconsciência, mas em estar com o Senhor (Fp 1.21-24, 2 Cor 5.6-8). Os crentes, portanto, têm a certeza de serem conscientes, abençoados na presença do Senhor.

Vida após a morte

A alma está assim com o Senhor enquanto espera pelo fim dos tempos, quando o crente receberá seu corpo incorruptível (1 Cor 15: 37-50) na nova Terra, obra de Deus (Ap 21-22) após o julgamento final. Enquanto isso, o filho de Deus sabe que não há condenação para quem confia em Deus (Rm 8.1). Ele também sabe que Deus não deseja a morte do pecador, mas seu arrependimento para que ele entre na vida, a verdadeira vida (João 10: 10), que é o plano de Deus para os homens (1 Tim. dia de finandos para cristão deve ser comemorado ou lembrado? deixe seu comentário.

posts recentes

Nosso website utiliza cookies para sua segurança na navegação

saiba mais